quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Sofrendo de Regionalismo Crônico...



Sabe? Ah! É claro que não sabe…Intão (Nhtão) vou falar…Essa coisa da lingüística… Me fascina…Os “Tu “e “mas” do sul… Os “intão” da minha cidade, São Paulo, que “São Paulo”, versado nas letras com “Dom das Palavras” e tudo o mais, nem nos ouça… Reviraria no santo túmulo, mas então…

Tive o prazer de conhecer Minas Gerais e fazer amizade com um mineiro, diga-se de passagem, “Um tanto” “dimais” de “bão”.A gramática do meu Word nem aceita tantos erros de conjunção, mas muito cuidado que “ocê” pode acabar por “apaixonar com ele”… Ou “apaixonar com eles”…É mineiro não apaixona por ele… “Por” nem pelas mineiras… o que acontece é que “apaixona com ele”… ou “com ela”…Eu particularmente… Apaixonei e amo esse modo único de dizer coisas… Tem coisa mais linda que ouvi um bonitim… com jeitim de minerim…

Ah! Num tem não, sÔ!

E tem mais mineiro não finda, não termina, mineiro “acaba”, “to acabando um tanto de coisa aqui”…

Essa coisa de sintetizar o que poderia ser dito inteiro… Ou de “acabar” vivendo “agarrado” nos tantos de coisas…

“Mas, coisa chata a parte”… é relógio de mineiro… Extenso demais sô, quando 20 minutos conseguiram já ser 60 minutos… Ou mais…

-"Mas quem tem pressa aqui"? Culpa minha, paranaense com costumes paulistas estressada até a tampa… É “estressadim por dimais”, “cê tem razão”.

Mas eu preciso “de ir”…Nosssaaaa… “De ir”… Mas nunca vi um de ir tão lindo como saindo daquela voz mansa… De meu amigo…

Ai! que vontade de estar agarrada (opa no bom sentido, porque estar perto de mineiro é agarrada) com ele…

Eu nunca ouvi esse meu amigo falar uai, de certa forma fiquei decepcionada “com” isso, nem teorias sobre queijos, nem receitas de pão de queijo, porque mineiro não fala, mineiro “diz”…

-“Dizzzzzzzz o que cê tem”?

Um dia convidou dizendo se eu queria ir aos arredores de Ouro Preto, ver um "trem" novo…Na hora viajei…Nos trens azuis de Venturini… Nas estradas e nuvens de poeiras das canções de Marcio e Lô Borges, porque tem paisagens mais lindas do que as das janelas laterais dos “Trens de Minas Gerais”?
–“Não tem, não”… SÔ… Ah! Esses mineiros…Mas por vias das duvidas perguntei:

-”Que trem novo é esse”?

-”Ah”! É trem de ferro, messsss, engraçadin…

Vocês nem imaginam… ”Do que” esse mesmo alongado e contraído e esse “engraçadinha” pela metade causaram…

Em uma conversa sobre noção de paraíso com outro mineiro:

-“Isso aqui é o paraíso!!!!”

-"Mas o paraíso ta dentro docê uai"!

Um nossa (nó) mineiro quem soltou fui eu “noooooosa”, que expressão mais bonitinha…

Realmente fico abismada “com o tanto” de palavras que eles fazem virar melodia dentro da gente…

Acho que ando sofrendo de regionalismo crônico…Resolvida a não acabar com isso… Findar… Terminar o texto… Por quê? "Óiprocevê":

-Ah! Resolvi viver em Minas… "Émez"... Pretendendo residir lá, sÔ !!!!!

Um bom pretexto… Quero conhecer melhor o “idioma” mineiro…

Copyright 2007 by D.Domeneghetti
Todos os direitos reservados a autora

2 comentários:

Mari Flores disse...

Du!

Tu és uma bela surpresa! Além de lindos poemas, tuas crônicas são brasileiras de todos os cantos, de todas as linguagens e de todas as lindas cores deste povo!

Beijos,
Mari Flores

Unknown disse...

Nossa,

Parecia Oswaldo Andrade... Eu adorei esse texto. Me chamou a atenção pelo modo que começou, mas, depois que comecei a ler, não consegui mais parar! Amei exatamente por isso. Ele me divertiu "pacas"...

"Oiprocevê, inté que levo um jeitin... " rs

Beijos

Camila LoBo Baiardi